PORTUGAL RECEBE PORTOPIA

"PORTOPIA CELEBRA O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO EM PORTUGAL, REUNINDO OS PRINCIPAIS ESPECIALISTAS EM ECONOMIA PORTUÁRIA E PORTOS EUROPEUS"

Hugo Metelo Diogo (Diretor, Glintt Inov)

O PORTOPIA é um projeto de cooperação europeu para a investigação e desenvolvimento, que visa a implementação sustentável da plataforma oficial para gestão de conhecimento e medição de desempenho do sistema portuário europeu – o Observatório Europeu dos Portos. O consórcio do PORTOPIA é composto dez das mais prestigiadas academias e centros de excelência em economia portuária e dois parceiros industriais: a European Sea Ports Organisation (ESPO) e a tecnológica portuguesa – GLINTT INOV - que lidera a operação de conceção e desenvolvimento da primeira plataforma digital de inteligência competitiva para portos – O Portopia Service Cloud.

Após o sucesso das diversas iniciativas de apresentação do Portopia Service Cloud ao mercado, a GLINTT INOV, a Vrije Universiteit Brussel (VUB) e a ESPO desenvolveram esforços para trazer a Portugal, dois importantes eventos que juntam os principais stakeholders do sistema portuário europeu.

Nos próximos dias 16 a 18 de setembro, Lisboa receberá vários especialistas em economia portuária (Prof. Michael Dooms, Prof. Notheboom, Prof. Peter de Langen) e decisores dos principais portos europeus - Antuérpia, Roterdão, Hamburgo, Livorno, Veneza, Barcelona, La Spezia, Zeebruge, Marselha entre muitos outros nos quais se destaca a destacar a participação massiva dos portos portugueses mobilizados pela Associação Portuguesa de Portos (APP) - que estarão em Portugal para avaliar o progresso e discutir o futuro da implementação do Observatório Europeu dos Portos. Estes eventos serão organizados pela Glintt Inov nas emblemáticas instalações do edifício sede da ANF, contando com o apoio da Direção Geral das Politicas do Mar - parceiro estratégico da GLINTT INOV para o projeto PORTOPIA - Câmara Municipal de Lisboa e Associação Nacional de Farmácias.

Hugo Metelo Diogo - Diretor da Glintt Inov e CEO da Global Blue Strategy

Adicionalmente, dia 19 de setembro, a APP acolherá nas instalações do Porto de Lisboa, a reunião magna do Comité Estatístico e Económico dos Portos Europeus. Este comité virá a Portugal com o objetivo de reunir para discutir matérias fundamentais para o acompanhamento e monitorização das tendências de mercado, assim como, a implementação de medidas de harmonização e partilha dos dados de apoio à governança do sistema portuário europeu.

Pela qualidade do consórcio e pela relevância da ambição do projeto no contexto da promoção da competitividade do sistema portuário europeu, desde a primeira hora que o projeto PORTOPIA foi considerado um projeto bandeira da Comissão Europeia para o setor dos transportes, evidenciando a relevância do desenvolvimento de tecnologias de informação aplicadas aos setores que contribuem para a Economia do Mar, no qual a GLINTT INOV  reafirma o seu lugar na vanguarda da tecnologia para estimular o desenvolvimento sustentável da competitividade do sistema portuário Europeu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BLUEGROWTH - CARTA DE MISSÃO E VALORES

DO AZUL PARA O VERDE: BLUEGROWTH LEVA O MAR À ARICULTURA

GLINTT INOV NA POSIDONIA 2014