Regeneração de Ecossistemas

A Doca da Caldeirinha no âmbito da iniciativa 

"Lisboa Capital Verde da Europa 2020"


A Bluegrowth foi escolhida para proceder à monitorização e avaliação de um dos projetos eco sustentáveis que integram o âmbito da Lisboa Capital Verde da Europa 2020, implementado pela Bluemater, na agora descoberta Doca da Caldeirinha situada na Ribeira das Naus, nas imediações do Ministério da Marinha.

Quem por ali passa, não fica indiferente a este espaço aquático, um espelho de água, que exibe a presença de um sistema composto por ilhas flutuantes de cortiça, esteticamente dispostas, e que vão progressivamente ficando cobertas por vegetação, com a frequência de vida animal, como aves, diversos invertebrados e pequenos crustáceos.
A Doca da Caldeirinha é uma edificação que remonta ao ano de 1500, ao tempo dos Descobrimentos, foi um dos principais estaleiros da Ribeira das Naus, ao serviço da construção naval portuguesa durante a sua fase áurea.

Esta doca passou por várias fases ao longo dos séculos e, atualmente, com a renovação da Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina, deixou de ser uma doca seca para passar a possuir uma superfície aquática, de águas pouco renovadas. Por se tratar de um ambiente aquático, eutrofizado, possuía muitas algas que acabavam por morrer, entrar em decomposição, originando a libertação de mau cheiro. Este facto, originou a necessidade de uma intervenção no sentido de libertar estas águas fétidas e providenciar a regeneração do ecossistema. 

Nuno Gomes, Biólogo e o responsável da Bluemater, projetou a intervenção na área que irá possibilitar levar a cabo a biorremediação, ou descontaminação, destas águas. 

Este sistema, desenvolvido pela Bluemater em parceria com a Amorim Cork Composites, integra a implementação de plataformas modulares em cortiça, nas quais foi plantada a Halimione portulacoides, uma planta de salina comum nos sapais, e cujas raízes em desenvolvimento irão permitir a regeneração do ecossistema.

O objetivo é que estas plantas recubram toda a superfície das ilhas flutuantes em cortiça - Cork Floating Island - e que, com este tipo de intervenção biológica, à medida que as raízes forem crescendo, acabem por consumir os nutrientes que alimentam as algas nocivas, competindo com elas até ao seu total desaparecimento. Assim, cria-se um ecossistema favorável ao desenvolvimento da biodiversidade, graças à despoluição da água. Na realidade, encontram-se já outras espécies que se juntaram à Halimione portulacoides, de proveniência incerta, ou por aporte de aves ou, até, por propago da espécie plantada. As próprias plataformas modulares em cortiça foram concebidas com o objetivo estético de se aproximarem à configuração dos barcos que outrora povoaram esta doca.

Este trabalho tem sido acompanhado for filmagens terrestres e aquáticas e, nesta fase, a Bluegrowth foi chamada a fazer a monitorização subaquática, com vista a acompanhar a evolução do enraizamento das plantas, a melhoria progressiva da qualidade da água e a sucessão das espécies, para que com esta intervenção se possua uma ideia clara do estado de saúde quer das ilhas quer de todo o sistema.

Neste momento, já se percecionam algumas raízes que possibilitarão a criação de habitats para um sem número de espécies que irão viver junto, ou dentro, dessas raízes, fomentando uma cadeia trófica onde não existia nenhuma, uma zona, anóxica, sem oxigénio, sem qualquer vida. Já no ambiente aquático, puderam observar-se copépodes, alguns crustáceos marinhos e variadíssimas larvas e girinos que podem ser o anúncio da evolução deste ecossistema, aumentando a biodiversidade do local.

Numa operação que compreende quatro fases de monitorização, levadas a cabo pela Bluegrowth, foram utilizados diferentes meios - incluindo robótica subaquática, sensores e câmeras de alta resolução - que permitiram a recolha de inúmeras evidências num ambiente aquático onde a visibilidade se encontra na ordem dos 20 a 40 centímetros.

Para a Bluegrowth, este projeto assume-se de enorme interesse estratégico, uma vez que vai ao encontro da sua missão de estimular e empreender projetos que promovam o significado da ação sustentável da Humanidade sobre o Planeta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BLUEGROWTH - CARTA DE MISSÃO E VALORES

DO AZUL PARA O VERDE: BLUEGROWTH LEVA O MAR À ARICULTURA

GLINTT INOV NA POSIDONIA 2014