BLUEGROWTH APOSTA NA ECONOMIA SOCIAL
Custódia Rebocho, Presidente da Bluegrowth, anunciou hoje o lançamento de uma nova linha de negócio destinada a combater a fome, a doença, a sede e as desigualdades de género.
Custódia Rebocho, Presidente da Bluegrowth |
De acordo com novo relatório da Organização Mundial da Saúde
(OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em todo o mundo,
cerca de três em cada dez pessoas — em um total de 2,1 bilhões — não têm acesso
a água potável em casa, e seis em cada dez — ou 4,5 bilhões — carecem de
saneamento seguro.
A alimentação da população mundial está dependente de água não poluída. O aumento das atividades antropogénicas e as alterações climáticas têm incrementado as dificuldades no acesso à água doce. Apostar na dessalinização e purificação de água representa um passo determinante na garantia da qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade das atividades agropecuárias.
Vivemos num mundo em grande transformação. A emergência da transição para uma economia de baixo carbono e a revolução digital estão a gerar oportunidades para que aprendamos a saber gerar valor no combate às assimetrias sociais e aos flagelos ambientais que estão a condenar o planeta onde vivemos.
Combater a fome a irrigar os campos, combater as doenças a purificar a água, combater a pobreza a gerar rendimento, empregar mulheres para combater as desigualdades são as metas alcançadas pela linha de negócio de inovação social, resultante de um acordo internacional entre a Bluegrowth e a empresa Americana OffGridBox.
As OffGridBox consistem
num sistema de dessalinização e purificação de água, instalado no interior de
um contentor coberto de painéis solares, que garantem uma operação neutra em
carbono, com a capacidade de abastecer água a 250 famílias.
Estes equipamentos foram concebidos para
responder aos desafios globais. Para além de terem um papel ativo no combate à
proliferação de doenças transmissíveis pela água - como é o caso da cólera,
febre amarela, diarreia infeciosa e outras - as OffGridBox foram concebidas como
um modelo de negócio que assegura rendimento às comunidades locais dos países
em desenvolvimento, ao mesmo tempo que asseguram o posto de trabalho de uma
mulher, responsável pela gestão do negócio, manutenção dos equipamentos e
relação com a população.
A Bluegrowth junta-se a este desafio global fornecendo invações tecnológicas desenvolvidas no âmbito do projeto "Ground Zero" que conta com o apoio do Fundo Azul, gerido pela Direção Geral de Política do Mar do Ministério do Mar de Portugal.
Comentários
Enviar um comentário