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OS PORTOS & STARTUPS
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Hugo Metelo Diogo, Bluegrowth Nascido em 1283, o Porto de Roterdão foi tomando conta das margens da cidade até atingir 10000 hectares e gerar 70000 postos de trabalho que lhe permitem movimentar um “throughput” anual superior a 400 milhões de toneladas. Roterdão é um dos maiores e mais antigos portos da Europa e entre a década de sessenta e oitenta afirmou-se como um dos portos mais movimentados do mundo. Atualmente, o tráfego gerado pelos mais de 140000 navios que ali fazem escala anualmente para dar resposta à demanda de mais de 350 milhões de consumidores tem vindo a ser amplamente ofuscado pela performance de portos asiáticos com o Singapura e Xangai. Apresentando-se como um “ecossistema marítimo onde a ambição sem limites se pode tornar realidade”, há muito que o Porto de Roterdão vem fomentado o empreendedorismo, atraindo pessoas, ideias e negócios inovadores seguindo a ambição de se afirmar como o porto mais inteligente do mundo. Numa iniciativa sem precedentes, já
BLUEGROWTH PORTUGAL ATLANTIC CONFERENCE
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PORTOS: OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE
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Hugo Metelo Diogo A União Europeia apesar dos poucos recursos naturais conhecidos – 1% das reservas mundiais em petróleo, 1,5% de gás natural e 4% de carvão – continua a afirmar-se como um dos maiores consumidores de energia do mundo. Com 28 países e mais de 505 milhões de pessoas, o “velho continente” acolhe apenas 10,5% da população mundial que consome 20% da energia produzida no mundo. Refém dos mercados externos para a satisfação das suas necessidades energéticas e a debater-se com os fenómenos do desemprego, do envelhecimento da população e exclusão social das populações mais jovens, a Europa está a envelhecer envolvida numa espiral de regulação não simplificada que lhe condiciona a capacidade de acompanhar um mundo em permanente mudança. Devido à sua influência económica, o setor de transportes tem estado na linha da frente, implementando ações de combate às mudanças climáticas , sobretudo porque este setor possui um padrão energético baseado fundamentalmente em combu
SEATROPOLIS
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Para além dos importantes aspetos tecnológicos e do papel ativo da standartização dos fluxos de informação, todo este processo foi desenhado na perspetiva de proporcionar uma boa experiência de utilizador. Com a chegada dos motoristas ao local de espera – numa iniciativa que visa menorizar a perceção do tempo de espera - equipas de suporte oferecem-lhes chávenas de café quente. Estudos indicam que 17% do tempo dos motoristas correspondem a esperas que em muito contribuem para o aumento da stress e fadiga. Na avaliação dos resultados destas medidas, concluiu-se que a redução dos níveis de stress teve impacto direto na redução do número de acidentes rodoviários. Por outro lado, no mesmo estudo, concluiu-se que a introdução dos princípios da "Internet das Coisas", permitiu ganhos de eficiência que se traduzem na redução de 5 minutos de tempo de espera por condutor / viagem - o que somado corresponde a menos 5000 horas diárias de operação. Hugo Metelo Diogo, Diretor da BlueGr