ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E CRIATIVIDADE GASTRONÓMICA

Simbiose entre inovação tecnológica e criatividade gastronómica marcam a resposta da Bluegrowth em campanha de valorização de pescado de aquicultura. 


Cinco novas criações gastronómicas, assinadas pelo Chef António Alexandre, estiveram na passada semana numa demonstração no segundo painel de prova dedicado à valorização do pescado de aquicultura. A estrela desta edição foi a dourada de aquicultura, produzida pela Marismar, no mar da Ilha da Madeira. O evento decorreu no Clara Jardim Restaurante, em Lisboa, onde os presentes puderam degustar cinco pratos inéditos assentes em avançadas técnicas de processamento de pescado.

A degustação, com o objetivo de promover a qualidade do pescado de aquicultura, contou com a explicação detalhada do Chef, relativamente às técnicas de processamento aplicadas em cada um deles, e com uma avaliação final, na qual cada um dos comensais pôde, em quatro parâmetros (Aroma, Harmonia de Sabores, Apresentação e Fator Surpresa), registar a sua opinião. 

Esta iniciativa enquadra um conjunto de campanhas de valorização de produtos de aquicultura promovidas pela consultora tecnológica portuguesa para a economia azul – Bluegrowth.

Nesta edição, a Bluegrowth e a Marismar – participada do Grupo Jerónimo Martins – procuraram demonstrar o potencial do produto de aquicultura, utilizando técnicas de processamento alimentar assentes em inovações tecnológicas que permitem dar largas à criatividade, alcançando elevados padrões de qualidade e segurança alimentar. A primeira fase, começou pela escolha da matéria-prima. 


O principal critério da Bluegrowth para a escolha de um produtor assenta base científica e tecnológica do processo de produção e controlo ambiental seguido pelos produtores. A qualidade da água da Ilha da Madeira e a capacidade da Bluegrowth poder rastrear todo o processo produtivo, incluindo aspeto de qualidade ambiental, foram as razões que levaram à escolha da matéria-prima desta proveniência. Este peixe, muito apreciado pelos portugueses, é produzido de forma sustentável e respeitando as preocupações do consumidor final que procura, cada vez mais, alimentar-se de uma forma saudável. A segunda, assentou na preocupação de construir pratos que contemplassem a utilização total da matéria-prima, corroborada pelas palavras do Chef António Alexandre ao referir que “os cinco pratos elaborados permitiram fazer uso total quer da carne quer da pele da dourada. Todo o processo assenta no aproveitamento integral, não havendo lugar para o desperdício”. A terceira fase, integrou o conhecimento, a técnica e a criatividade do Chef, consubstanciando-se nos cinco pratos apresentados e degustados. 

De acordo com a presidente da Bluegrowth, Custódia Rebocho, “cada vez mais, com a redução de peixe capturado e o aumento do consumo da proteína deste animal, há que saber aproveitar e rentabilizar os atributos da água do nosso mar para garantir a criação e produção de pescado de qualidade. A aquicultura de mar encontra-se numa fase de crescimento responsável, graças às inovações tecnológicas que permitem a regulação da qualidade da gestão de todo o processo, tornando-a uma atividade com menores impactos ambientais e uma maior e melhor viabilidade económica”.

A alimentação é uma necessidade primeira que tem vindo a adquirir, consoante as épocas, diversas preocupações. Hoje em dia, encontra-se indissociavelmente ligada às noções de saúde e de sustentabilidade. O consumidor quer saber a proveniência da matéria-prima, a qualidade da sua produção, que impactos ela gerou sobre o ambiente, quais as alternativas ao seu consumo, o tipo de abate e as suas consequências no bem-estar do animal, de que forma todas estas questões foram tratadas para que, em consciência ética e ecológica, possa fazer a melhor opção. E no que respeita o pescado, a aquicultura de mar, assente numa forte inovação tecnológica, pode ser a solução para todas estas questões que nos preocupam e afetam. Todos ambicionamos o acesso a uma comida saudável e que seja, simultaneamente, um deleite para os sentidos. 

A isso tivemos oportunidade de assistir no evento promovido pela Bluegrowth, a cargo do Chef António Alexandre, no restaurante Clara Jardim, com cinco pratos, uma sinfonia para os cinco sentidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BLUEGROWTH - CARTA DE MISSÃO E VALORES

DO AZUL PARA O VERDE: BLUEGROWTH LEVA O MAR À ARICULTURA

GLINTT INOV NA POSIDONIA 2014