Mensagens

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E CRIATIVIDADE GASTRONÓMICA

Imagem
Simbiose entre inovação tecnológica e criatividade gastronómica marcam a resposta da Bluegrowth em campanha de valorização de pescado de aquicultura.  Cinco novas criações gastronómicas, assinadas pelo Chef António Alexandre, estiveram na passada semana numa demonstração no segundo painel de prova dedicado à valorização do pescado de aquicultura. A estrela desta edição foi a dourada de aquicultura, produzida pela Marismar, no mar da Ilha da Madeira. O evento decorreu no Clara Jardim Restaurante, em Lisboa, onde os presentes puderam degustar cinco pratos inéditos assentes em avançadas técnicas de processamento de pescado. A degustação, com o objetivo de promover a qualidade do pescado de aquicultura, contou com a explicação detalhada do Chef, relativamente às técnicas de processamento aplicadas em cada um deles, e com uma avaliação final, na qual cada um dos comensais pôde, em quatro parâmetros (Aroma, Harmonia de Sabores, Apresentação e Fator Surpresa), registar a sua op...

Aquicultura: Os conflitos pelos usos do território

Imagem
Quando a produção de alimento e o turismo disputam o mesmo territórios.  O futuro da alimentação humana encontra-se intrinsecamente ligado à produção aquícola. Com a expetativa do aumento da população do planeta atingir 10 bilhões de pessoas em 2050, espera-se um grande aumento da necessidade de consumo de proteína animal. A aquicultura constitui a forma mais saudável de produção de proteína animal de qualidade e de forma ambientalmente amigável. Acresce ainda que, atualmente, é a indústria alimentar que mais tem crescido a nível mundial. De acordo com o relatório anual do FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) sobre o estado das pescas e da aquicultura no mundo, pela primeira vez em 2014, a produção aquícola mundial excedeu a obtida pelas capturas, atingindo 101,1 milhões de toneladas, o que representa 52% de toda a produção de peixe (195,7 milhões de toneladas). Mesmo perante estes factos, no que se refere à importância da produção aquícola p...

BLUEGROWTH APOSTA NA ECONOMIA SOCIAL

Imagem
Custódia Rebocho, Presidente da Bluegrowth, anunciou hoje o lançamento de uma nova linha de negócio destinada a combater a fome, a doença, a sede e as desigualdades de género. Custódia Rebocho, Presidente da Bluegrowth De acordo com novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em todo o mundo, cerca de três em cada dez pessoas — em um total de 2,1 bilhões — não têm acesso a água potável em casa, e seis em cada dez — ou 4,5 bilhões — carecem de saneamento seguro. A alimentação da população mundial está dependente de água não poluída. O aumento das atividades antropogénicas e as alterações climáticas têm incrementado as dificuldades no acesso à água doce. Apostar na dessalinização e purificação de água representa um passo determinante na garantia da qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade das atividades agropecuárias. Vivemos num mundo em grande transformação. A emergência da transição para uma ...

DO AZUL PARA O VERDE: BLUEGROWTH LEVA O MAR À ARICULTURA

Imagem
Bluegrowth responde aos desafios globais das Nações Unidas no combate à pobreza, à fome, à sede, à doença e às desigualdades de género com o apoio do Fundo Azul , lançando nova linha de negócio destinada à dessalinização e purificação de água para abastecer a população e suprir as necessidades das atividades agrícolas. Concebida para combater proliferação de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, febre amarela, diarreia infeciosa e outras, as são OffGridBox sistemas de dessalinização e purificação de  água preparadas para garantir a irrigação dos campos e a hidratação dos animais, utilizando água do mar. Custódia Rebocho, Presidente da Bluegrowth “A alimentação da população mundial está dependente de água não poluída. O aumento das atividades antropogénicas e as alterações climáticas têm incrementado as dificuldades no acesso à água doce. Apostar na dessalinização e purificação de água representa um passo determinante na garantia da qualidade de vi...

CHEF 4.0: QUANDO A GASTRONOMIA E A TECNOLOGIA SE UNEM

Imagem
Chefe António Alexandre assume a liderança da linha de negócio da Bluegrowth dedicada à inovação tecnológica na indústria alimentar. Hugo Metelo Diogo e Chef António Alexandre A Bluegrowth é uma consultora portuguesa, especializada na inovação tecnológica das atividades económicas ligadas ao mar. Ao longo do tempo tem vindo a afirmar-se no panorama internacional, fornecendo serviços e tecnologias para a gestão da qualidade ambiental e otimização de processos produtivos em aquacultura, pescas e nas indústrias alimentares de transformação do pescado. Esta linha de negócios será liderada pelo  Chef António Alexandre    e terá como missão gerar valor na indústria alimentar, através da introdução de métodos e tecnologias que potenciem o processamento e transformação das espécies de peixes e de algas abundantes na nossa costa. Custódia Rebocho , Presidente da  Bluegrowth , salienta que “vivemos numa sociedade que se encontra fortemente orientada para as...

VISIT US AT NOR-SHIPPING 2019

Imagem
You can find us under the umbrella of Directorate-General for Maritime Policy of the Portuguese Ministry for the Sea Bluegrowth   it is a science-based company with a mission to provide technological innovations that are capable of generating value for ports & shipping, fisheries & aquaculture and other offshore related industries. Ensuring the sustainable exploitation of marine and maritime resources, it is our core purpose. At Bluegrowth , this means building a framework of technologies and knowledge services that protects maritime industries from the risks while capitalizing on innovation to enhance safety, efficiency and profitability. Focused on sustainability challenges, process efficiency and smart resources management, Bluegrowth provides cutting-edge solutions using robotics, electronics, automation and decision support systems to address challenges of Water Quality Management, Bioprocess Automation, Underwater Inspections and Offshore infrastructu...

BLUEGROWTH - CARTA DE MISSÃO E VALORES

Imagem
A Bluegrowth é uma empresa de base científica com a missão de promover o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, enquanto contributo para o desenvolvimento inteligente, inclusivo e sustentável da Economia Azul . De pessoas para pessoas. Somos o produto de uma equipa multidisciplinar, composta por pessoas com competências desde as ciências sociais até às ciências exatas, unidas por um complexo de conhecimento, crenças e moral que denominamos como “Cultura de Mar” . Do mar para a sociedade. A exploração sustentável dos mares e dos oceanos será o derradeiro contributo para combater desigualdades sociais, para travar o colapso dos recursos naturais e para criar novos conceitos de bem-estar e felicidade para os seres humanos e para as outras espécies com quem partilhamos o Planeta. Temos, por isso, de contribuir para construção de uma sociedade consciente: desperta para os riscos e ameaças, perspicaz nas ações, ciente dos seus recursos, e responsável pelos...